terça-feira, 16 de setembro de 2008

Rascunho de Resenha - Prof. Renato Izidoro.

Este texto é constituído de alguns recortes que realizei a partir das resenhas e resumos de vocês.
autora Fabiane Villa tenta mostrar conhecimentos e opniões de vários autores sobre as diferenças entre a educação familiar e a educação escolar. Nele apresenta em seu trabalho, uma abordagem da educação fisica escolar sob ótica da antropologiatratando de assuntos que se referem a educação, a escola e a educação física (DIAS). Inicialmente o texto tem como base alertar sobre as diferenças entre educação e a escola, argumentando que a escola é uma instituição tardia e restrita, enquanto a educação é tão antiga quanto o nascimento da cultura e do homem (BAHIA). Uma grande diferença entre as sociedades àgrafas e a atual é a forma de educar e de transmitir a cultura.Se antes era a familia quem exercia fundamentalmente o papel de educar, hoje é a escola que geralmente acumula tal função, além de desempenhar atribuiçães específicas e únicas do processo de escolarização (SOUZA). O autor afirma que a escola como local de ensino e aprendizado vem a desenvolver e desempenhar um espaço muito importante em virtude do aprendizado educacional. As funções, são desempenhadas por diversos profissionais como: diretores, professores e outros funcionários. Eles formam uma equipe para que o objetivo final seja o melhor aprimoramento do conhecimento dos alunos. Tendo como principal responsável o professor, que se destaca no contexto escolar, pois ele é o responsável pelas metas da instituição de ensino, seja ela infantil, fundamental e médio. Enfim, educar é fazer a pessoa alcançar aquilo que lhe é mais específico. No ser humano isto se dá na sua intelectualidade, sua afetividade e seus hábitos, para levá-lo a realização de um ideal (MIRANDA). As funções da escola são desempenhadas por diversos profissionais os coodenadores pedagogicos, diretores, professores e funcionarios.O professor é responsavel pela realização das metas da instituição, e o seu trabalho o principal fator para que a função da escola seja cumprida (CONCEIÇÃO). A educação institucionalizada é desenvolvida na escola que é uma instituição tardia e restrita pela educação ser tão antiga quanto o nascimento da cultura e do homem (BATISTA). O professor é responsavel pela continuação dessa jornada de metas da instituição, e o seu trabalho é primordial para que o fator da função da escola seja concluída (SANTOS). Ao final o texto aborda a questão sobre a escola que vem sendo sobrecarregada, pois a família que antes exercia o papel de educar agora a escola acumula toda essa função e assim tendo um déficit com relação as aspectos da educação escolar e o correspondente desenvolvimento dos conteúdos específicos dos componentes curriculares (BAHIA).

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